quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PASSAMOS NA ENTREVISTA!!! C. S. Q. NA MÃO!!!! (259 dias depois).

Minutos antes
Durante Depois, C. S. Q. na mão!!!
Passamos!!! Passaaamos!!!!!! PASSSSAAAAAAMOOOOS!!!!!!!!!!!!!!! Como foi difícil!!! Não apenas a entrevista em si, mas todos os 15 meses de preparo para aqueles 30 minutos de entrevista que mais pareceram 30 segundos. Que adrenalina!!! Investimos muito! Não só dinheiro mas muita dedicação também! Aprender a falar um idioma em pouco mais de um ano não é um desafio fácil, ainda mais começando do zero (que foi o nosso caso). Mas vamos lá: Nossa entrevista já começou muito bem! Estávamos pensando que seria necessário ir a São Paulo ou ao Rio de Janeiro, mas não!!! A entrevista é que veio até Recife!!! E como se não bastasse vir para nossa cidade, veio para um hotel que fica a 800m de nossa casa. Dava pra ir a pé! O dia estava lindo! Chegamos cedo, ficamos conversando com um casal que faria a entrevista logo após a nossa. As 9h15 em ponto fomos chamados. Os primeiros entrevistados do dia!!! Fomos até a recepção, "Salão Xaxado no primeiro andar" Caramba!!!! A adrenalina a mil!!! Entramos na sala. Dei bom dia, perguntei como ele estava, Paulinha fez a mesma coisa, ele perguntou se nós estávamos bem umas 4 vezes!!! Até ai muito educado e até simpático! Fez até uma brincadeira! Perguntou quais línguas falávamos e eu respondi que falávamos francês, inglês e português e ai ele brincou "Vocês querem que a entrevista seja em português???" Fiquei sem saber o que dizer... ai ele deu uma risada! "Estou só brincando!!!" Demos uma risadinha... beleza. (Até aqui tudo em francês) Ai ele falou (em inglês) que a entrevista iria funcionar da seguinte maneira: Quando eu fizer uma pergunta em inglês, vocês respondem em inglês, e quando eu fizer uma pergunta em francês vocês respondem em francês. Ai começou a brincadeira: Perguntou a Paulinha onde ela estudou inglês, como foi o período em que ela morou nos Estados Unidos, que outros países ela conhecia (tudo em inglês). Me perguntou sobre a minha experiência profissional, sobre o meu emprego atual e o anterior, o que eu fazia na minha rotina de trabalho, perguntou em que área eu pretendia trabalhar no Canadá, perguntou o que ou conhecia do mercado Canadense, se eu fiz pesquisas sobre as ofertas de emprego e coisas do tipo, sempre pedindo documentos, declarações, carteira de trabalho... (Tudo em francês). Ai voltou pra Paulinha e fez (também em francês) basicamente as mesmas perguntas sobre sua vida profissional. Se atrapalhou um pouco com as declarações de trabalho de Paulinha, pois pra ele, o que importava eram as horas de trabalho. Ficou lá fazendo as contas das horas com uma cara de pouquíssimos amigos. Aqui no Brasil é bem difícil um advogado ter carteira assinada. os contratos são feitos como prestação de serviços. E é comum trabalhar algumas horas aqui, algumas horas ali... Paulinha ficou tentando explicar tudo a ele (tudo em francês! Essa hora ninguém lembrava que o inglês existia). Mas no fundo eu acho que foi tudo exagero dele, porque mesmo com as horas de trabalho quebradas, no somatório, ela tinha o total de horas exigidas pelo processo. Ai ele falou assim: "Agora vocês vão aguardar que eu vou fazer minha avaliação e decidir se vocês estão aptos ou não. Ficamos lá. Mais ou menos uns 5 minutos de silêncio absoluto, olhando pra ele, enquanto ele digitava apenas com os dedos indicadores no leptop sabe lá o que. Depois de um tempinho, a impressora começou a funcionar... Ainda deu pra ver o documento saindo com o título "CERTIFICAT DE SÉLECTION DU QUEBEC" ai ele olhou pra gente e falou: "Parabéns! Eu vou aceitar vocês!!!" AHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!! Que alíviiiiiiiiiiiiiiiiiio!!!!!!!!! Ele nos explicou como deveríamos proceder com a documentação na etapa federal, nos desejou boa sorte, nos deu um livro com informações sobre Quebec (um guia do imigrante) Agradecemos bastante e fomos embora! Monsieur Eddie Alcides: Ele é haitiano, tem um sotaque super carregado muito difícil de entender e ainda por cima fala sem mexer os lábios. É preciso estar muito atento para entender o que ele fala. Salvo algumas características que não me sinto no direito de ficar divulgando aqui, não tenho muito o que falar sobre ele. Apenas que ele é uma pessoa bem séria e profissional, nada simpático, mas foi justo e honesto com a gente. Acho que esse foi um dos maiores, se não o maior, desafio que já encarei na minha vida. Agradeço muito a Deus por essa benção, por essa vitória, por tudo o que está acontecendo em nossas vidas!!! Mas principalmente, agradeço pela minha esposa, por tudo o que ela representa pra mim, por toda sua dedicação, por todo o carinho que ela tem comigo. Não teria conseguido sozinho. Te amo esposa!!! Vamos pro Canadá!!!

Nenhum comentário: